Highway to Hell - Estrada para o inferno
O rugido de power-chord gigantesco do AC/DC se tornou um dos sons de hard rock mais influentes dos anos 70 e ajudou a definir o estilo com o passar dos anos. Fundada pelos irmãos escoceses Malcolm e Angus Young , a banda australiana explodiu no cenário internacional em 1979 com o lançamento de seu sexto álbum multi-platina, Highway to Hell.
A morte do carismático vocalista Bon Scott em 1980 ameaçou descarrilar o grupo, mas o AC/DC continuou. Eles recrutaram o vocalista do Geordie , Brian Johnson , e lançaram seu trabalho de maior sucesso até hoje, Back in Black., que se tornou o segundo álbum mais vendido da história.
A banda gerou inúmeros imitadores nas duas décadas seguintes e teve sucesso comercial até os anos 2000, com Power Up de 2020 estreando em primeiro lugar em várias paradas.
O AC/DC foi formado em 1973 na Austrália pelo guitarrista Malcolm Young depois que sua banda anterior, o Velvet Underground , entrou em colapso (sem relação com o seminal grupo americano). Com seu irmão mais novo Angus servindo como guitarrista, a banda fez alguns shows em Sydney.
Angus tinha apenas 18 anos na época, e sua irmã sugeriu que ele usasse seu uniforme escolar no palco; o visual se tornou a marca visual da banda. Ainda em Sydney, a formação original com o cantor Dave Evans gravou um single chamado "Can I Sit Next to You", com os ex- Easybeats Harry Vanda e George Young ( Malcolme irmão mais velho de Angus ) produzindo.
A banda mudou-se para Melbourne no ano seguinte, onde o baterista Phil Rudd (ex -Colored Balls ) e o baixista Mark Evans se juntaram à formação. O motorista da banda, Bon Scott , tornou-se o vocalista principal quando o cantor Dave Evans se recusou a subir ao palco. Anteriormente, Scott havia sido vocalista das bandas de rock progressivo australianas Fraternity and the Valentines.
Mais importante, ele ajudou a consolidar a imagem do grupo como brutos - ele teve várias condenações por pequenos delitos e foi rejeitado pelo Exército Australiano por ser "socialmente desajustado". AC/DC eram socialmente desajustados. Ao longo de sua carreira, eles preferiram duplos sentidos grosseiros e imagens violentas, todos cravados com um senso de diversão travesso.
High Voltage - Alta voltagem
O grupo lançou dois álbuns - High Voltage e TNT - na Austrália em 1974 e 1975. O material dos dois discos compreendia o lançamento de 1976 High Voltage nos EUA e Reino Unido; o grupo também excursionou pelos dois paÃses. Dirty Deeds Done Dirt Cheap seguiu no final do ano.
No outono de 1977, o AC/DC lançou Let There Be Rock , que se tornou seu primeiro álbum a entrar nas paradas americanas. Mark Evans deixou a banda logo depois, com Cliff Williams tomando seu lugar. Potência, lançado na primavera de 1978, expandiu ainda mais seu público, graças em grande parte aos seus dinâmicos shows ao vivo (que foram capturados no show ao vivo de 1978, If You Want Blood You've Got It ). O que realmente abriu as portas para a banda foi Highway to Hell do ano seguinte , que atingiu o número 17 nos EUA e o número oito no Reino Unido, tornando-se o primeiro milhão de vendas do grupo.
Para aqueles que estão prestes a balançar, nós os saudamos
O trem do AC/DC descarrilou quando Bon Scott morreu em 19 de fevereiro de 1980. O relatório oficial do legista afirmou que ele "se embriagou até a morte". Em março, a banda substituiu Scott por Brian Johnson . No mês seguinte, eles gravaram Back in Black , que viria a ser seu maior álbum, vendendo mais de dez milhões de cópias apenas nos EUA. Nos anos seguintes, a banda foi uma das maiores bandas de rock do mundo, com For Those About to Rock We Salute You no topo das paradas nos EUA. Em 1983, Rudd saiu após a gravação de Flick of the Switch ; ele foi substituÃdo porSimon Wright .
The Razor's Edge
Com Flick of the Switch , a posição comercial do AC/DC começou a cair, e eles não conseguiram reverter sua queda até The Razor's Edge , de 1990, que gerou o hit "Thunderstruck". Embora não seja a potência comercial que eles eram no final dos anos 70 e inÃcio dos anos 80, os anos 90 viram o AC/DC manter seu status como um dos principais shows internacionais.
No outono de 1995, seu 16º álbum, Ballbreaker , foi lançado. Produzido por Rick Rubin , o álbum recebeu algumas das crÃticas mais positivas da carreira do AC/DC; também entrou nas paradas americanas no número quatro e vendeu mais de um milhão de cópias em seus primeiros seis meses de lançamento. Lábio superior rÃgidoseguido no inÃcio de 2000 com resultados semelhantes.
O AC/DC assinou um contrato de vários álbuns com a Sony em 2001 que resultou em uma série de reedições e DVDs, e eles voltaram ao estúdio em 2008 para Black Ice , uma nova coleção de músicas que lideraram as paradas em vários paÃses (incluindo Austrália, Estados Unidos e Reino Unido) e foi seguido pela primeira turnê mundial do grupo desde 2001. Dois anos depois, a música da banda foi destaque no filme de ação Homem de Ferro 2, e uma compilação foi lançada em conjunto com o filme sob o tÃtulo Homem de Ferro 2 .
Rock or Bust - Rocha ou busto
Quando o AC/DC começou a trabalhar em um novo álbum com o produtor Brendan O'Brien em 2014, eles anunciaram que Malcolm Young estava sofrendo de demência e havia deixado a banda; seu sobrinho Stevie Young ocupou seu lugar nas sessões de gravação e na turnê do 40º aniversário e, posteriormente, se juntou ao grupo em tempo integral.
Pouco antes do lançamento de Rock or Bust em dezembro , o baterista Phil Ruddfoi preso sob acusações de tentativa de homicÃdio, ameaça de morte e posse de cannabis e metanfetamina. Embora as acusações de assassinato arranjadas tenham sido retiradas, as outras permaneceram e o futuro do baterista com a banda era incerto.
No entanto, o AC/DC avançou com o lançamento de Rock or Bust e planeja uma turnê em 2015. Em 2017, Malcolm Young morreu em novembro aos 64 anos. Após um hiato de dois anos, a banda se reuniu com o produtor Brendan O 'Brien para seu 17º álbum de estúdio, Power Up , que se tornou seu terceiro álbum consecutivo número um na Austrália e seu terceiro topo das paradas nos EUA
Biografia do AC/DC por Stephen Thomas Erlewine
Site: https://www.allmusic.com/artist/ac-dc-mn0000574772/biography